quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dias melhores


Assume hoje o cargo de Presidente do STF o Ministro Carlos Ayres Britto, substituindo o Ministro Cézar Peluso. O novo presidente traz com essa mudança um sopro de esperança de dias melhores ao judiciário brasileiro, apesar de que ficará por apenas 7 meses a frente da instituição. O ministro Ayres Britto é conhecido pela sua simplicidade e pela sua visão progressista, bem diferente do Ministro Cézar Peluso.

Particularmente gosto muito do Ministro e acho que essa mudança vai trazer uma significativa melhora aos trabalhos tanto do STF quanto do CNJ. Bem menos conservador que o ex presidente, Ayres Britto coleciona um histórico bem mais liberal. A nova postura deve ajudar e muito nesta nova gestão do Judiciário Brasileiro, acabando com a visão classista e corporativa de juízes de carreira, como foi a gestão do Min. Cézar Peluso.

Nestes poucos 7 meses em que ocupará a presidência do STF e do CNJ, o ministro terá o grande desafio de trazer a julgamento o caso do Mensalão que se arrasta na Corte por muito tempo. O Ministro Carlos Ayres Britto é formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós-graduado em Direito Público e Privado também pela UFS. Ele detém os títulos de mestre em Direito do Estado e de doutor em Direito Constitucional, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Exerceu os cargos de Consultor-Geral e de Procurador-Geral do Estado de Sergipe nas décadas de 1970 e 1980. Ele foi nomeado ministro do Supremo em junho de 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a saída do ministro Ilmar Galvão. Ele também foi professor de Direito Constitucional na Faculdade Tiradentes, em Sergipe, na UFS e na PUC-SP.

Texto com informações do IG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário